Continuação da instalação

De Ajuda ÚnicoNET
Ir para: navegação, pesquisa

Com o hardware todo preparado, lembramos que o mesmo precisa de:

  • Monitor
  • teclado
  • leitor de CD

Colocamos o CD no drive e reiniciamos o hardware precionando CTRL+DEL, "Desligar e ligar", esse reinício, neste momento pode ser do jeito que achar melhor, mas somente neste momento.

  • Após ligar, vai aparecer a seguinte tela, e ficará aguardando até que pressione ENTER.
  • Ao iniciar a instalação, serão exibidas algumas telas, é importante que leia atentamente todas elas, ao terminar a leitura, pressione ENTER (OK).
  • Quando a instalação continuar, será exibida uma barra de progresso do processo de instalação dependendo da situação do hardware, não é problema, mas sim alguma informação que não tenha sida gravada, pode ser que ela fique parada em 66%.
  • Caso aconteça isso, tecle ENTER, automaticamente será apresentada uma faixa preta abaixo da tela de instalação, basta pressionar ENTER mais uma vez que a instalação continuará.
  • Quando essa tela aparecer, Informe o IP do servidor, esse IP é o IP que será acessado pela rede interna, será o Gateway e o DNS de seus terminais, computadores da rede interna.
  • Ao informar o IP, automaticamente terá que informar a mascará de rede, conforme o exemplo abaixo, e ao final, será exibida a informação que registrou, caso esteja com erro, refaça a configuração, pressionando a setinha para a direita no teclado, colocando o foco em <NO> e pressione ENTER.
  • Ao terminar de configurar o IP da REDE INTERNA, pressione ENTER para prosseguir. Agora vamos entrar em uma parte mais técnica, onde você precisa entender os usuários e as senhas, vamos as definições:
  • Usuário root, é o Super Usuário do sistema operacional, é o responsável para fazer configurações e manutenções no servidor.
  • Usuário admin, é apenas um usuário comum, apenas para leitura de arquivos, e também para iniciar o acesso externo ao sistema operacional, sem esse usuário o suporte não consegue fazer o acesso externo para auxiliar e também dar manutenção no sistema Operacional.
  • Dicas para um bom entendimento com o Suporte Técnico; Ao chamar pelo suporte técnico e o mesmo solicitar senhas de Painel de administração e SSH, a maioria dos usuários se depara com a pergunta; O que é isso?
  • Vamos as definições:
  • Painel de Administração, é o painel do UnicoNET, aquele que você verá que será acessado pelo navegador, “browser“, digitando https://IP:5000, ele responde pelo nome de admin (Esse é o admin do painel de administração).
  • SSH admin, esse não é o mesmo do painel de administração, é aquele usuário que inicia a conexão remota do suporte ao servidor. É a primeira senha que foi criada na instalação.
  • SSH root, é o Super Usuário do sistema operacional, sem ele é impossível fazer qualquer configuração no sistema operacional.
  • O Sistema irá solicitar para voce inserir a senha de admin e de root. Neste momento quando voce estiver digitando as senhas por motivo de segurança ela não vai aparecer, a senha é solicitada, confirmada e reconfirmada, portanto será solicitada uma confirmação da senha duas vezes para cada usuário, admin e root. Anote as senhas em algum local que voce lembre, sem essas senhas o suporte técnico do ÚnicoNET não vai conseguir ajudar caso tenha problemas.
  • Agora estamos prestes a finalizar a instalação, na próxima etapa da instalação você deve acessar o sistema pelo painel de administração da seguinte forma;
  • Abra o navegador, browser, de sua preferencia, mas recomendamos o Google Chrome ou o Mozila FireFox, digite https://IP_da_rede_interna:5000 em nosso exemplo ficará assim, https://172.16.0.1:5000.
  • Ao acessar esse endereço, você vai estar exatamente no painel administrativo nas configurações de rede, com isso vamos precisar reconfigurar a rede interna (LAN) e configurar o LINK (WAN) que é o acesso a internet.
  • Acredito que nessa parte temos um problema, não conseguimos acessar o painel de administração do ÚnicoNET, pois provavelmente nossa configuração de rede está fora da rede da ETH0 (Rede Interna) do ÚnicoNET.
  • A Solução é simples, em nosso exemplo iremos configurar a rede de nosso computador.
  • Se mesmo assim você não conseguiu acessar, inverta os cabos de rede que estão conectados no ÚnicoNET, coloque um no lugar do outro, isso deve resolver.
  • Agora devemos ter acesso normalmente a interface gráfica do ÚnicoNET. No próximo passo que é, acessar a interface gráfica via alguma navegador de internet, nossa próxima tela será essa a seguir;