FAQ ÚnicoNET

De Ajuda ÚnicoNET
Revisão de 13h12min de 26 de agosto de 2013 por Vitorio (Discussão | contribs) (O IP colocado durante a instalação do ÚnicoNET é o da Internet?)
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Esta FAQ é um suplemento às páginas disponíveis no ajuda.uniconet.com.br online. Esta série de perguntas e respostas abordam as mais frequentes duvidas quanto a utilização do sistema ÚnicoNET.


Índice

Posso utilizar um processador AMD para testar as funcionalidades do ÚnicoNET?

Não, pois o ÚnicoNET é compilado na arquitetura Intel, não apresentando um bom funcionamento em outra estrutura. Não há garantias de funcionamento dos serviços na utilização de um processador diferente de um Intel podendo apresentar intermitência nas operações ou simplesmente não ligar. Sendo assim, neste caso, a Micro Frequency LTDA fica isenta do compromisso de fornecer suporte e garantia do ÚnicoNET.

Qual a distribuição linux sobre a qual o ÚnicoNET foi desenvolvido ?

Atualmente o ÚnicoNET trabalha com a distribuição Slackware.

Quantas placas de rede preciso na estrutura física básicas do ÚnicoNET?

No mínimo duas, uma para seu link de internet (eth1) e outra para gerenciar sua rede interna (eth0). Caso haja a necessidade de adicionar um novo link de internet é preciso colocar uma terceira placa de rede, tal como no caso da necessidade de outra interface para a rede interna.

Posso utilizar um HD de 80 GB no ÚnicoNET para efetuar teste com o sistema?

O disco não influencia diretamente no funcionamento dos serviços do ÚnicoNET, porém com o passar do tempo o disco vai sendo utilizado e se chegar a ficar completamente cheio, isso fará com que o servidor pare de funcionar. Assim sendo, desde que se faça um monitoramento periódico do volume de dados em disco para não haver problemas.

O IP colocado durante a instalação do ÚnicoNET é o da Internet?

Não. O IP informado será usado pela rede interna (eth0), e será o Gateway e DNS dos terminais. Posteriormente, se necessário, este endereço poderá ser trocado facilmente pelo painel de controle WEB do servidor.

Estou efetuando um teste do ÚnicoNET e não consigo autenticá-lo, o que pode ser?

Se depois de clicar para autenticar, a tela não carrega, mostrando uma página em branco ou informando que ela está inacessível, certifique-se que este servidor esta conectado e navegando na internet, pois a autenticação é feita em nossos servidores online. Mas se alguma mensagem de erro é mostrada em tela, entre em contato com nosso setor comercial para verificar se seu cadastro está correto e ativo.


Como descubro qual versão do ÚnicoNET estou utilizando pelo painel WEB?

No rodapé do painel web do ÚnicoNET, verifique no final do texto de apresentação Micro Frequency LTDA - Todos os direitos reservados. (x.x.x) Os números indicados entre parênteses lhe informam a versão utilizada.


Qual a diferença entre as interfaces eth0 e eth1?

A interface eth0 irá gerenciar sua rede interna, ou seja, deve ficar ligada ao seu switch/roteador. Já a interface eth1, receberá seu link de internet para distribuir (através da eth0) para as máquinas de sua rede interna.


É possível bloquear o Ultrasurf no ÚnicoNET?

Até o momento não existe uma solução final para bloquear este aplicativo.


É possível identificar se um funcionário bloqueado está tentando acessar algum site indevido?

  • R: Sim, no relatório de navegação WEB há opções para identificar as navegações e tentativas de acessos.


Como acessar pela primeira vez o painel de controle do ÚnicoNET?

  • R: No browser de navegação digite https:// IP do servidor:5000, internamente seu IP da eth0, externamente seu IP publico, utilize o usuário admin e senha 12345.


Tem como alterar o nome do computador do ÚnicoNET? Quando dou o comando Hostname ele me retorna ÚnicoNET.

Não. Alterar o nome do servidor leva a falhas de funcionamento da ferramenta, por isso não deve ser alterado.


Posso implementar ferramentas ou serviço no meu ÚnicoNET?

  • R: Qualquer alteração no ÚnicoNET para incluir aplicativos pode ser feita desde que o cliente saiba como, mas não damos qualquer garantia do funcionamento e suporte.


É possível bloquear o Skype no ÚnicoNET?

  • R: Sim. A versão 0.2.1 do ÚnicoNET possui um aplicativo denominado CCA que gerencia o controle sobre o Skype, possibilitando seu bloqueio ou geração de relatórios de conversação.


O que significa CCA?

  • R: Central de Controle de Aplicativo, ou CCA, é o aplicativo responsável pelo monitoramento do Skype.


É possível manter determinados sites ou endereços IPs fora do Firewall?

  • R: Sim. Basta entrar em Configurações >> Extras, localizado no menu principal do painel de controlo do ÚnicoNET e adicionar o site ou ip em Sites sem Proxy.


É possível criar um usuário Anonymous no FTP?

  • R: Não é possível criar um usuário Anonymous no ÚnicoNET. Por padrão esse usuário é bloqueado.


Gostaria de saber se o ÚnicoNET faz cache de tudo que passa no meu link e se ele tem algum limite?

  • R: Existem uma limitação quanto ao tamanho do objeto em cache, que vai de 512 bytes até 1024000 KB, fora esse limite ele não realiza cache de youtube, windows update, flash.


Preciso acessar a internet do meu iPad mas o navegador não consegue mostrar a pagina de login, da um erro de requisição, o que fazer?

  • R: O ÚnicoNET não possui uma linha de desenvolvimento para aplicação diretamente mobile, para esse caso coloque o ip do iPad em Endereços Especiais.


Como visualizo online portas que estão sendo bloqueadas pelo ÚnicoNET?

  • R: Deve-se colocar o IP do equipamento em Monitoramento > Analise de Portas.


O que significa a ferramenta B.I.S.?

  • R: É um conjunto de regras previamente definidas para auxiliar no bloqueio a porta 80 (http) a palavras com porno, jogos, etc...


Como usar regras do BIS a nível de usuário ou departamento?

  • R: As regras do BIS não podem ser aplicadas aos usuários ou departamentos, elas são de uso geral.


O ÚnicoNET consegue gerenciar equipamentos Mobile?

  • R: O ÚnicoNET não possui uma ferramenta para gerenciar os aparelhos.


O ÚnicoNET pode rastrear os e-mails enviados?

  • R: O ÚnicoNET pode rastrear os e-mails se ele for o servidor de e-mail.


No ÚnicoNET é possível efetuar a configuração de VLAN?

  • R: Devido aos acessos na rede interna não passarem pelo ùnicoNET não será possível efetuar uma VLAN no mesmo.


Possuo dois ÚnicoNETs que comunicam-se utilizando VPN, é possível utilizar o Comunicador entre os servidores?

  • R: Não. O Comunicador do ÚnicoNET funciona individualmente, não conseguindo se comunicar com outro Comunicador.


No ÚnicoNET é possível mandar uma mensagem para a empresa inteira utilizando o Comunicador?

  • R: Para toda a empresa não , é possível mandar para um Departamento se o usuário obtiver permissão para tal ação.


Possuo duas placas de rede Offboard idênticas e uma Onboard, na configuração e reconhecimento das interfaces como devo determinar a eth0 (rede interna) e os links de internet?

  • R: Caso o sistema reconheça seus links de internet nas placas Offboard possivelmente apresentará conflito devido a igualdade, entre em contato com o suporte ÚnicoNET para efetivar sua alteração.