Mudanças entre as edições de "Controle de Banda"

De Ajuda ÚnicoNET
Ir para: navegação, pesquisa
Linha 1: Linha 1:
Serviço capaz de limitar o uso de banda ou reservar parte dela para usuários/departamentos/ips. Por tratar-se de um serviço mais complexo, pode ser que os textos fiquem um pouco extensos.
+
Esta ferramenta oferece a capacidade ao Administrador de estabelecer limites de uso da banda para seus usuários ou reservar partes dela para grupos de usuários, sejam estes departamentos inteiros ou grupos menores de IP's dentro da rede.
  
 +
Estas definições são controladas por meio de regras que descreveremos a seguir.
  
 +
Para a correta configuração do '''Controle de Banda''' é preciso ter em mãos a velocidade de download e upload do link. Estas informações podem ser obtidas no contrato de prestação de serviço do link ou entrando em contato com a operadora de telefonia responsável por ele.
 +
 +
Informando um valor inferior ao que se recebe de banda pela operadora a diferença entre o valor Máximo e o valor do link real será ignorada pelo ÚnicoNET e será perdida na utilização.
 +
 +
Caso informado um valor superior a real velocidade do link, todos os cálculos de regras serão baseados neste valor o que acarreta na ineficácia do Controle de banda.
 +
 +
Obs.: 10 Mbps vendidos pela operadora do link é o equivalente a 1,25 MB/s de taxa de download partindo do princípio que a operadora esteja entregando exatamente o combinado. Esta será a unidade de velocidade de transferência apresentada pelos programas de download e upload como navegadores, bitTorrents e gerenciadores de FTP. Para realizar esta conta, divida o valor informado pela operadora em Mb (Megabits) por 8 e terá o valor em MB (Megabytes).
 +
 +
[[Arquivo:ControleDeBanda_1.png]]
  
 
==Definições==
 
==Definições==
  
 
===Visão Geral===  
 
===Visão Geral===  
O controle de banda, indiferente do tipo escolhido, terá uma definição default (definido já no início das configurações do serviço) que valerá para todas as máquinas da rede de imediato. O administrador terá a opção de criar regras (que poderão ser atribuídas para usuários/departamentos/ips) que funcionarão como exceção ao default. Ou seja, quem estiver com alguma regra associada obedece à esta regra, quem não estiver obedecerá o default.
 
  
 +
'''Limitado:''' Cada usuário pertencente a esta regra irá receber uma fatia do link que será dele, consumindo ou não toda essa fatia, ele não será afetada pelos demais usuários.
  
* '''Reservado''': Essa definição significa que o link terá partes reservadas, ou seja, voce vai fatiar o link em vários pedaços, esses pedaços serão as regras.
+
'''Reservado:''' Uma fatia da banda será separada e destinada a um grupo, este grupo pode ser um departamento ou um grupo de IPs específicos independente da listagem de usuários. Todo o grupo irá compartilhar esta fatia da banda, cada usuário dentro deste grupo irá concorrer com os demais integrantes pela banda, no entanto o somatório das bandas utilizadas pelos integrantes do grupo não irá ultrapassar o limite estabelecido na regra.
  
 +
Ao iniciarmos a configuração do controle de banda, independentemente da definição escolhida, iremos informar ao sistema qual a banda padrão ou Default. Todo usuário que não estiver dentro de uma regra de exceção irá trafegar utilizando o Default disputando entre si a banda que for informada nela.
  
* '''Limitado''': No controle de banda do tipo '''limitado''' o controle é feito individualmente para cada terminal de forma que, de acordo com a taxa de banda configurada, o terminal conseguirá utilizar '''até''' o valor estipulado, e não passará disto.
+
Outro ponto importante a ser ressaltado é que os valores informados no Controle de Banda são fixos e não acompanham as oscilações do link de internet e quando acompanhados via Monitoramento > Consumo de Banda podem apresentar variações dentro de uma margem de erro, nunca teremos os valores exatos da regra e sim um valor aproximado para mais ou para menos dependendo do link.
  
 +
== Reservado ==
  
 +
Trabalha destinando frações da banda do link para um IP ou grupos de IP's.
  
== Reservado ==
+
Como exemplo vamos simular uma situação em que temos alguns departamentos na empresa que podem acessar a internet, no entanto temos um em especial que utiliza várias aplicações web para pesquisa, envio e recebimento de dados e outros tipos de comunicações.
 +
 
 +
Devido a grande necessidade de utilização da internet por este departamento e ele ser de vital importância para o negócio da empresa, este departamento tem prioridade na velocidade da internet sobre os demais. Uma vez conhecendo estas informações vamos criar uma regra priorizando o acesso a internet para este departamento.
  
Como explicamos acima, o reservado fatia o link, divide em pequenos pedaços de determinada velocidade, “banda”, o link, e este pode ser fixo, “exclusivo“, ou não, “compartilhado”.
+
Lembrando que é preciso conhecer a capacidade real de seu link, para isso consulte a operadora do link ou verifique no contrato de prestação de serviços. Em nosso exemplo vamos utilizar um link de 10 Mbps FULL, "10 Mbps de Download e 10 Mbps de Upload".
  
Vamos simular uma situação, temos alguns departamentos na empresa que podem acessar a internet, no entanto temos um em especial que utiliza várias aplicações web para, pesquisa, envio de dados, recebimento de dados e outros tipos de comunicações. Devido a uma gama muito grande de aplicações utilizadas na internet e de vital importância para a empresa, esse departamento tem prioridade na velocidade da internet sobre os demais. Estando estabelecido esses dados, vamos a configuração prática desse controle.
+
Obs.: A grande maioria dos links comercializados por operadoras não são FULL e possuem taxas diferentes de download e upload.
  
Lembrando que, voce precisa saber a capacidade real de seu link, para isso voce deve entrar em contato com a operadora de seu link, ou pegar os dados no contrato de prestação de serviços. Em nosso exemplo vamos utilizar um link de 10MB FULL, “10Mb de Download e 10Mb de Upload”.
+
===Exemplo de Definição Reservado===
  
 +
Marque a opção reservado como ilustra a imagem abaixo e clique no botão próximo.
  
== Exemplo de Definição Reservado ==
+
[[Arquivo:ControleDeBanda-Reservado_0.png]]
  
Marque a opção reservado como ilustra a imagem abaixo e clique no botão próximo.
 
 
Agora vamos a configuração da opção reservado.
 
Agora vamos a configuração da opção reservado.
  
Sabendo que nosso link é de '''10Mb Full''', que os 10Mb vale para download (Recebimento de dados) e upload (envio de dados), nossa taxa máxima será de 10.000Kb/s para download e 10.000Kb/s para upload. Agora voce se pergunta; O que é essa Taxa Default? A explicação é simples. A Taxa Default, será utilizada por todos os terminais ou usuários que não fazem parte da regra, como ainda não fizemos regra alguma, todos os usuários da rede terão apenas, uma velocidade de 150Kb/s para download, e 30Kb/s para upload, isso porque assim foi definido na definição do reservado.
+
Sabendo que nosso link é de '''10 Mb FULL''', ou seja, que os 10 Mb valem para download (Recebimento de dados) e upload (envio de dados), nossa taxa máxima será de 10.240 kbps para download e 10.240 kbps para upload.  
Ao terminar de fazer a configuração, clique em GRAVAR.
+
 
No momento temos nosso Link, com 10.000Kb/s sendo utilizado por todos os usuários da rede, mas cada usuário da rede está utilizando 150Kb/s compartilhados entre eles.
+
Como explicado anteriormente a taxa default será utilizada por todos os terminais ou usuários que não fazem parte das regras. Vamos definir ao Default uma velocidade de 128 kbps para download, e 32 kbps para upload. Como não criamos regras ainda, por enquanto todos os usuário estarão sujeitos a regra Default e estes 128 kbps serão divididos por todos da rede.
Na definição voce ja faz um controle de seu link. Cuidado ao configurar o controle de banda, ao criar a definição, automaticamente o controle de banda entra em ação restringindo ou liberando a banda para os usuários.
 
  
==Adicionando Regras de Exceções==
+
[[Arquivo:ControleDeBanda-Reservado_1.png]]
 +
 
 +
Clique em GRAVAR.
 +
 
 +
No momento temos nosso Link, com 10.240 kbps, porém todos os usuários estão concorrendo por 128 kbps de banda, o restante do link está sem uso.
 +
 
 +
===Adicionando uma Regra de Exceção===
  
 
Clique no botão adicionar, da tabela Regras, logo abaixo das Definições.
 
Clique no botão adicionar, da tabela Regras, logo abaixo das Definições.
  
Vamos fazer a regra de para Download, na Descrição voce coloca o nome da regra, em nosso exemplo vamos dar o nome de Banda, no Status da regra, vamos marcar ativo, para assim que gravarmos a regra ela ja imediatamente seja executada, Tipo da regra é Download conforme explicamos acima, Exclusivo, esse item defini o que vai acontecer com a parte do link que está sendo reservada, se marcar sim, essa parte do link estará reservada mesmo que ninguem esteja utilizando, se marcar não, o link é liberado se não estiver em uso, Taxa vamos colocar 2000, Taxa Máxima, é o máximo que esse departamento poderá utilizar se o link estiver livre, vamos marcar 3000Kb/s Portas, vamos marcar para todas,  Protocolo, tambem vamos escolher todos, e no ítem Associado, vamos escolher para especificar, para podermos escolher o departamento, usuário ou IP que fará parte dessa regra.
+
Vamos realizar a regra para Download, na Descrição utilize um nome ou frase que melhor identifique esta regra, no nosso caso estamos criando uma regra para priorizar o departamento de vendas então chamaremos esta regra de "DownloadVendas", no Status da regra marcaremos como ativo para que seja executada imediatamente após clicar em Gravar, o Tipo da regra é Download.  
  
Perceba que no próprio formulário da regra, ela ja informa o quanto de link resta para voce trabalhar, como utilizamos 150Kb/s se subtrairmos do máximo do link, teremos apenas 9850Kb/s para podermos trabalhar com o link.
+
Exclusivo, se marcado '''Sim''' esse item estabelece que mesmo que a banda não seja utilizada por completo pelos associados à regra, ninguém mais a utilizará. Quando marcado '''Não''' outros usuários poderão utilizar este "resto" da banda caso esteja disponível, porém nunca afetando o uso dos principais associados à regra.
Ao clicar na opção Associado, serão apresentadas algumas janelas para voce poder fazer a associação, do departamento, usuário ou IP’s a esta regra, Vamos utilizar apenas a associação por departamento.
 
  
Selecione o '''Departamento''' e clique no '''botão (>>)''', com setas apontando para a janea associados. Logo após, role a página até o final e clique no '''botão gravar'''. Da mesma forma que fizemos a associação do '''departamento''', voce pode fazer para '''usuários'''. Para associar IP’s, basta voce adicionar o IP na tabela de IP’s e gravar a regra.
+
Marcamos todas as portas, isso incluirá navegação e aplicações diversas presentes nas estações, caso tenha interesse em especificar é preciso ter em mãos a listagem de portas utilizadas pelas aplicações para que constem na regra. E em protocolos marcamos Todos.
 +
 
 +
Queremos que o departamento Vendas faça download a uma Taxa de 2048 kbps, e caso o link não esteja sendo completamente utilizado, vamos estipular a Taxa Máxima em 3072 kbps, que será o máximo que esse departamento poderá utilizar se o link estiver livre.
 +
 
 +
Vamos Associar ao departamento Vendas, no entanto, pode-se associar a grupos de usuários ou IP's específicos utilizando as demais caixas de seleção.
 +
 
 +
[[Arquivo:ControleDeBanda-Reservado_3.png]]
 +
 
 +
Clique em Gravar ao final da página.
 +
 
 +
Podemos notar que a regra criada foi listada na tabela e existe também o cálculo de quanto falta para utilizar do total do link informado. Utilize esta informação para a criação das próximas regras, caso uma regra exceda a Máxima do link será apresentado em vermelho a quantidade excedente, porém não lhe será impedido de criá-la.
 +
 
 +
[[Arquivo:ControleDeBanda-Reservado_4.png]]
 +
 
 +
A criação para Upload segue o mesmo princípio mudando apenas a seleção do Tipo, Lembre-se que são regras de exceção, pois o padrão já foi estabelecido no Default do Controle de Banda.
  
Para fazer a regra de UPLOAD, funciona da mesma forma. Lembre-se que são regras de exceção, pois o padrão ja foi definido na Definição do Controle de Banda.
 
  
 
== Limitado ==
 
== Limitado ==
  
Escolhendo a Definição Limitado, voce irá perceber que o formulário é um pouco mais simples, como estamos falando de limitação, essa definição não da margem para aproveitamento do link, mesmo se o link tiver condições de mais banda.
+
[[Arquivo:ControleDeBanda-Limitado_0.png]]
 +
 
 +
Esta definição possui um formulário simplificado em relação ao formulário da definição Reservado.
 +
 
 +
[[Arquivo:ControleDeBanda-Limitado_1.png]]
 +
 
 +
Também iremos configurar a taxa Default que serve ao mesmo propósito, ou seja, o usuário ou IP que não participar de alguma regra irá se enquadrar na taxa Default, exatamente igual ao Reservado, o Default de Limitado também se aplica a cada usuário, todos os usuários fora das regras de exceção irão trafegar disputando a banda definida que neste caso utilizaremos a 256 kbps.
 +
 
 +
* '''Taxa de Download''', vamos marcar 256, a unidade de velocidade ja está definida por padrão, kbps, essa taxa é a taxa de recebimento de dados.
 +
* '''Taxa de Upload''', vamos marcar 64, também será entendido como 64 kbps, essa é a taxa de envio de dados.
 +
 
 +
[[Arquivo:ControleDeBanda-Limitado_2.png]]
 +
 
 +
O objetivo desta definição é criar limites iguais para os usuários, por este motivo não existe a Taxa Máxima como em Reservado. Todos receberão um limite de banda para trafegar e utilizando ou não este limite, não irão influenciar na velocidade dos demais usuários.
 +
 
 +
===Adicionando uma Regra de exceção===
  
* '''Taxa de Download''', vamos marcar 150, a unidade de velocidade ja está definida por padrão, Kb/s, essa taxa é a taxa de recebimento de dados.
+
[[Arquivo:ControleDeBanda-Limitado_3.png]]
* '''Taxa de Upload''', vamos marcar 30, tambem será entendido como 30Kb/s, essa é a taxa de envio de dados.
 
Como a definição Reservado, a definição Limitado tambem será a taxa padrão, Taxa Default, tudo que não fizer parte das regras de controle de banda, automaticamente faz parte da Taxa Default.
 
  
A Regra limitada, limita o usuário a utilizar no máximo a taxa de download, a Taxa Default é contada para cada usuário e não dividindo-a para todos os usuários, como ilustrado acima, cada usuário vai utilizar dentro do link de 10.000Kb/s apenas 150Kb/s. Mas caso voce queira que algum Usuário, Departamento ou IP, tenha mais taxa de velocidade, poderá fazer a regra. lembre-se, tudo que não faz parte da regra, fica automaticamente fazendo parte da Taxa Default.
+
Vamos dizer que nosso objetivo é definir que cada usuário do departamento Vendas tenha 128 kbps a seu dispor, para isto basta realizar a associação. Para que mais departamentos participem desta regra basta basta incluí-los à regra, assim como unidades de IPs e usuários.
  
 +
Crie também uma regra para Upload seguindo o mesmo modelo.
  
== Adicionando uma Regra de exceção ==
+
Em '''Lista de IPs''' inclua um endereço por vez, não utilize máscaras para incluir toda a rede ou fragmentos dela, se isto for feito o sistema entenderá que toda a rede informada terá apenas 128 kbps para trafegar disputando entre seus usuários essa banda. Para que esta regra afete todas as máquinas marque '''Geral'''
  
Vamos agora, criar uma regra para dar mais velocidade ao departamento de TI.
+
Em resumo, cada usuário terá 128 kbps para si e não competirão com os demais usuários por esta banda.
O cadastro da regra é bem semelhante ao da Regra do Reservado, tem apenas uma diferença, não existe taxa máxima, nem a opção exclusivo, pois no limitado sempre que a regra não está sendo executada a taxa retorna ao link.
 
Faça uma regra para Download e outra para upload, novamente recomendamos verificar as taxas do link junto a operadora.
 
Cada Regra criada, mesmo selecionando o grupo de usuários, Departamento, cada usuário desse departamento vai ter a regra como Taxa de Download e Upload, assim como definir nas regras. A Seguir voce vai ver um resumo para a comparação das regras e identificar qual será o ideal para a empresa utilizar.
 

Edição das 16h22min de 15 de dezembro de 2014

Esta ferramenta oferece a capacidade ao Administrador de estabelecer limites de uso da banda para seus usuários ou reservar partes dela para grupos de usuários, sejam estes departamentos inteiros ou grupos menores de IP's dentro da rede.

Estas definições são controladas por meio de regras que descreveremos a seguir.

Para a correta configuração do Controle de Banda é preciso ter em mãos a velocidade de download e upload do link. Estas informações podem ser obtidas no contrato de prestação de serviço do link ou entrando em contato com a operadora de telefonia responsável por ele.

Informando um valor inferior ao que se recebe de banda pela operadora a diferença entre o valor Máximo e o valor do link real será ignorada pelo ÚnicoNET e será perdida na utilização.

Caso informado um valor superior a real velocidade do link, todos os cálculos de regras serão baseados neste valor o que acarreta na ineficácia do Controle de banda.

Obs.: 10 Mbps vendidos pela operadora do link é o equivalente a 1,25 MB/s de taxa de download partindo do princípio que a operadora esteja entregando exatamente o combinado. Esta será a unidade de velocidade de transferência apresentada pelos programas de download e upload como navegadores, bitTorrents e gerenciadores de FTP. Para realizar esta conta, divida o valor informado pela operadora em Mb (Megabits) por 8 e terá o valor em MB (Megabytes).

ControleDeBanda 1.png

Definições

Visão Geral

Limitado: Cada usuário pertencente a esta regra irá receber uma fatia do link que será dele, consumindo ou não toda essa fatia, ele não será afetada pelos demais usuários.

Reservado: Uma fatia da banda será separada e destinada a um grupo, este grupo pode ser um departamento ou um grupo de IPs específicos independente da listagem de usuários. Todo o grupo irá compartilhar esta fatia da banda, cada usuário dentro deste grupo irá concorrer com os demais integrantes pela banda, no entanto o somatório das bandas utilizadas pelos integrantes do grupo não irá ultrapassar o limite estabelecido na regra.

Ao iniciarmos a configuração do controle de banda, independentemente da definição escolhida, iremos informar ao sistema qual a banda padrão ou Default. Todo usuário que não estiver dentro de uma regra de exceção irá trafegar utilizando o Default disputando entre si a banda que for informada nela.

Outro ponto importante a ser ressaltado é que os valores informados no Controle de Banda são fixos e não acompanham as oscilações do link de internet e quando acompanhados via Monitoramento > Consumo de Banda podem apresentar variações dentro de uma margem de erro, nunca teremos os valores exatos da regra e sim um valor aproximado para mais ou para menos dependendo do link.

Reservado

Trabalha destinando frações da banda do link para um IP ou grupos de IP's.

Como exemplo vamos simular uma situação em que temos alguns departamentos na empresa que podem acessar a internet, no entanto temos um em especial que utiliza várias aplicações web para pesquisa, envio e recebimento de dados e outros tipos de comunicações.

Devido a grande necessidade de utilização da internet por este departamento e ele ser de vital importância para o negócio da empresa, este departamento tem prioridade na velocidade da internet sobre os demais. Uma vez conhecendo estas informações vamos criar uma regra priorizando o acesso a internet para este departamento.

Lembrando que é preciso conhecer a capacidade real de seu link, para isso consulte a operadora do link ou verifique no contrato de prestação de serviços. Em nosso exemplo vamos utilizar um link de 10 Mbps FULL, "10 Mbps de Download e 10 Mbps de Upload".

Obs.: A grande maioria dos links comercializados por operadoras não são FULL e possuem taxas diferentes de download e upload.

Exemplo de Definição Reservado

Marque a opção reservado como ilustra a imagem abaixo e clique no botão próximo.

ControleDeBanda-Reservado 0.png

Agora vamos a configuração da opção reservado.

Sabendo que nosso link é de 10 Mb FULL, ou seja, que os 10 Mb valem para download (Recebimento de dados) e upload (envio de dados), nossa taxa máxima será de 10.240 kbps para download e 10.240 kbps para upload.

Como explicado anteriormente a taxa default será utilizada por todos os terminais ou usuários que não fazem parte das regras. Vamos definir ao Default uma velocidade de 128 kbps para download, e 32 kbps para upload. Como não criamos regras ainda, por enquanto todos os usuário estarão sujeitos a regra Default e estes 128 kbps serão divididos por todos da rede.

ControleDeBanda-Reservado 1.png

Clique em GRAVAR.

No momento temos nosso Link, com 10.240 kbps, porém todos os usuários estão concorrendo por 128 kbps de banda, o restante do link está sem uso.

Adicionando uma Regra de Exceção

Clique no botão adicionar, da tabela Regras, logo abaixo das Definições.

Vamos realizar a regra para Download, na Descrição utilize um nome ou frase que melhor identifique esta regra, no nosso caso estamos criando uma regra para priorizar o departamento de vendas então chamaremos esta regra de "DownloadVendas", no Status da regra marcaremos como ativo para que seja executada imediatamente após clicar em Gravar, o Tipo da regra é Download.

Exclusivo, se marcado Sim esse item estabelece que mesmo que a banda não seja utilizada por completo pelos associados à regra, ninguém mais a utilizará. Quando marcado Não outros usuários poderão utilizar este "resto" da banda caso esteja disponível, porém nunca afetando o uso dos principais associados à regra.

Marcamos todas as portas, isso incluirá navegação e aplicações diversas presentes nas estações, caso tenha interesse em especificar é preciso ter em mãos a listagem de portas utilizadas pelas aplicações para que constem na regra. E em protocolos marcamos Todos.

Queremos que o departamento Vendas faça download a uma Taxa de 2048 kbps, e caso o link não esteja sendo completamente utilizado, vamos estipular a Taxa Máxima em 3072 kbps, que será o máximo que esse departamento poderá utilizar se o link estiver livre.

Vamos Associar ao departamento Vendas, no entanto, pode-se associar a grupos de usuários ou IP's específicos utilizando as demais caixas de seleção.

ControleDeBanda-Reservado 3.png

Clique em Gravar ao final da página.

Podemos notar que a regra criada foi listada na tabela e existe também o cálculo de quanto falta para utilizar do total do link informado. Utilize esta informação para a criação das próximas regras, caso uma regra exceda a Máxima do link será apresentado em vermelho a quantidade excedente, porém não lhe será impedido de criá-la.

ControleDeBanda-Reservado 4.png

A criação para Upload segue o mesmo princípio mudando apenas a seleção do Tipo, Lembre-se que são regras de exceção, pois o padrão já foi estabelecido no Default do Controle de Banda.


Limitado

ControleDeBanda-Limitado 0.png

Esta definição possui um formulário simplificado em relação ao formulário da definição Reservado.

ControleDeBanda-Limitado 1.png

Também iremos configurar a taxa Default que serve ao mesmo propósito, ou seja, o usuário ou IP que não participar de alguma regra irá se enquadrar na taxa Default, exatamente igual ao Reservado, o Default de Limitado também se aplica a cada usuário, todos os usuários fora das regras de exceção irão trafegar disputando a banda definida que neste caso utilizaremos a 256 kbps.

  • Taxa de Download, vamos marcar 256, a unidade de velocidade ja está definida por padrão, kbps, essa taxa é a taxa de recebimento de dados.
  • Taxa de Upload, vamos marcar 64, também será entendido como 64 kbps, essa é a taxa de envio de dados.

ControleDeBanda-Limitado 2.png

O objetivo desta definição é criar limites iguais para os usuários, por este motivo não existe a Taxa Máxima como em Reservado. Todos receberão um limite de banda para trafegar e utilizando ou não este limite, não irão influenciar na velocidade dos demais usuários.

Adicionando uma Regra de exceção

ControleDeBanda-Limitado 3.png

Vamos dizer que nosso objetivo é definir que cada usuário do departamento Vendas tenha 128 kbps a seu dispor, para isto basta realizar a associação. Para que mais departamentos participem desta regra basta basta incluí-los à regra, assim como unidades de IPs e usuários.

Crie também uma regra para Upload seguindo o mesmo modelo.

Em Lista de IPs inclua um endereço por vez, não utilize máscaras para incluir toda a rede ou fragmentos dela, se isto for feito o sistema entenderá que toda a rede informada terá apenas 128 kbps para trafegar disputando entre seus usuários essa banda. Para que esta regra afete todas as máquinas marque Geral

Em resumo, cada usuário terá 128 kbps para si e não competirão com os demais usuários por esta banda.