Configurando o servidor para acesso externo utilizando o CD de instalação

De Ajuda ÚnicoNET
Revisão de 19h52min de 16 de abril de 2013 por Kacal (Discussão | contribs)
Ir para: navegação, pesquisa
Este procedimento é indicado quando o servidor ÚnicoNET não sobe e é necessário um acesso do suporte para verificar se há a possibilidade de reparo.
IMPORTANTE: É preciso ter um CD de instalação do ÚnicoNET com a iso 0.1.26 ou mais recente. É preciso um link de ip fixo ou roteado. No caso de um link roteado, este roteador deve conter as configurações necessárias para o acesso externo (DMZ ou redirecionamento da porta 22 para o ip que será usado no ÚnicoNET).


  1. Insira o CD de instalação e inicie a máquina;
  2. Na tela de aceitação de contrato pressione a tecla <ESC> para que a máquina saia do boot e apareça o prompt para digitar;
  3. Utilize o comando ifconfig e certifique-se que a interface eth1 é mostrada. (Caso a eth1 não seja mostrada, tente o comando ifconfig -a, se neste comando a eth1 aparecer, utilize em seguida o comando ifconfig eth1 up, seguido do comando ifconfig. A interface deve aparecer depois disto);
  4. Utilize os seguintes comandos:
    ifconfig eth1 ip netmask máscara;
    route add default gw gateway da rede;
    (Troque as informações em negrito pelos ips correspondentes de seu link/acesso à internet);
    Use o comando ifconfig e verifique se o ip e máscara digitados está correto na interface;