Mudanças entre as edições de "Configuração do WPAD no DNS do Windows Server"

De Ajuda ÚnicoNET
Ir para: navegação, pesquisa
(Criou página com ' =='''Configuração do WPAD no DNS do Windows Server 2012 R2 (EM CONSTRUÇÃO)'''== '''ATENÇÃO: Para esse procedimento está sendo utilizado um Windows Server 2012 R2. Ad...')
(Sem diferença)

Edição das 17h41min de 22 de setembro de 2015

Configuração do WPAD no DNS do Windows Server 2012 R2 (EM CONSTRUÇÃO)

ATENÇÃO: Para esse procedimento está sendo utilizado um Windows Server 2012 R2. Adaptações para versões diferentes podem ser necessárias.


Para configuração do WPAD seguiremos os passos abaixo:

  1. Usar RegEdit para eliminar wpad da Global Query BlockList, permitindo que endereços com subdomínio WPAD possam ser resolvidos.
  2. Adicionar a zona existente um registro A para o ÚnicoNET, uniconet.dominio, e um CNAME, wpad, apontando para uniconet.dominio.
  3. Adicionar uma nova zona, sem atualização de domínio, com um registro sem nome apontando para o endereço do servidor Windows. Criar um registro TXT com o endereço do http://wpad.dominio:10000/wpad.dat


Alterando regedit

A partir do Windows Server 2008 foi incluido o “Global Query Block List”, esse é um recurso do DNS que impede a resolução de nomes de serviços que podem ser considerados inseguros. De forma prática, a partir do Windows Server 2008, se tentar rodar o comando ping para um endereço wpad.dominio o mesmo não irá resolver. Como precisamos dessa configuração para a atribuição de proxy automática funcione, vamos abrir o regedit e alterar essa “Global Query Block List”.

1. Abra o menu do Windows Server 2012, precione a combinação de teclas "windows + r". No campo de texto digite regedit como é mostrado na figura:

AbrindoRegEdit.png

2. Com o RegEdit aberto, identifique a pasta HKEY_LOCAL_MACHINE, abra a arvore de pastas HKEY_LOCAL_MACHINE > SYSTEM > CurrentControlSet > Services conforme mostrado abaixo:

ArvoreServices.png

3. Dentro da pasta Services identifique o serviço DNS, e abra a pasta Parameters:

DNSServiceParameters.png

4. Na janela ao lado será exibida a lista de registros relacionados aos parametros do DNS, identifique o registro GlobalQueryBlockList. Click com o botão direto do mause sobre o registro e escolha a opção Modify (Modificar/Editar):

GlobalQueryBlockList.png

Será exibida uma janela como segue:

ModifyGQBL-1.png

5, Edite o conteúdo do registro, removendo o linha wpad e click OK.

ModifyGQBL-2.png


Criando entradas WPAD no domínio do AD

Para que o WPAD possa ser configurado corretamente do AD precisamos que o domínio existente possuam uma resolução de nome para o ÚnicoNET.

1. Adicione uma entra de novo host apontando para o ip da eth0 do ÚnicoNET, e uma CNAME para esse no endereço, como exemplificado abaixo:

Arecord.png
CNAMErecord.png



Após a configuração, recinicie o serviço de DNS e teste a resolução de nome. Abra um prompt de comandos e tente pingar o endereço wpad.seu_domínio. Caso não venha a responder, ou resolver o nome, reveja os passos anteriores ou entre em contato com suporte.


Adicione uma nova Zona DNS para o WPAD

Agora iremos configurar a nova Zona DNS para incluirmos o caminho correto do arquivo wpad.dat que contem a configuração de proxy que será reconhecida pelos navegadores.

1. Adicione uma nova zona dns de nome wpad (é somente wpad mesmo), no passo de atualização escolha a opção Do not allow dynamic updates (Não permitir atualizações dinâmicas), conforme é exemplificado abaizo:

WPADZone.png
DoNotDynamicUpdate.png


2. Adicione a nova Zona um registro A sem nome, somente com ip do próprio servidor Windows:

WPADANoName.png


3. Click com botão direito sobre a nova Zona e escolha a opção Other New Records... ( Novo tipo de registro ):

OtherNewRecords.png


4. Na lista de opções escolha TXT e click em Create Record (Criar Registro ):


TXTRecord-1.png


5. Na configuração defina o nome com wpad e o campo texto como wpad:!http://wpad.seu_dominio:10000/wpad.dat, conforme exemplificado abaixo:

TXTRecord-2.png